Sobre Nós

O Projeto

O projeto de extensão Casa Maranguape existe desde 2004. Une estudantes e comunidade em ação social na missão de integrar a educação ambiental.

O convênio entre o IFCE, a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Maranguape (Nº O06.001/2004 SEMADE) tinha como objetivo aprimorar a construção
de habitações sociais no município e foi o instrumento que deu inicio ao Projeto Casa Maranguape.

O projeto envolvia a construção e avaliação de três tipologias habitacionais, cada uma utilizando uma técnica construtiva diferente: tijolos adobe, painéis de taipa e
tijolos cerâmicos convencionais.

Primeiro encontro em 2004 para CRIAÇÃO do projeto Casa Maranguape

Primeira placa do projeto CASAMAR

Construção

As três tipologias deveriam ter sido construídas em
regime de mutirão e monitoradas com ocupantes para avaliar seu desempenho em condições reais. A tipologia com tijolos cerâmicos foi construida como referência para comparação com as outras duas, que utilizaram técnicas alternativas.

O desafio do projeto era reduzir os custos de construção e auxiliar na oferta de moradias. Adotando novas tecnologias e materiais locais mais econômicos e eficientes em substituição aos métodos e materiais convencionais. Observação, as outras duas tipologias não foram construídas.

Fundador

Técnico em Saneamento, pela Escola Técnica Federal da Paraíba (1980). Possui graduação em Licenciatura (1988) e Bacharelado (1991) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Ensino da Geografia (UFRN, 1995) e em Saneamento Ambiental (Mackenzie, 1999). Possui mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado (2015) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A concepção do Projeto Casa Maranguape aconteceu no ano de 2003, durante o período de seus estudos de doutoramento na EESC/USP. Porém, este projeto, que na verdade se constitui em um Programa, só foi oficializado em 2004 e é pioneiro no Instituto Federal do Ceará e beneficia a Comunidade Villares da Serra, com cerca de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações que incorporavam o atendimento às metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Na Mídia

Premiações

Juntos, fazemos a diferença!

Nossa atuação é resultado da colaboração entre instituições comprometidas com o crescimento e o bem-estar da população de Maranguape.